Acadêmico - Camilo André Mércio Xavier
Atividades cientificas e profissionais: Oriundo da rede pública de ensino onde cursou o 2º Grupo Escolar e o colegial na Escola Estadual Otoniel Mota, escolheu a Medicina como atividade profissional. Graduou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1952). Vinculado a Universidade, galgou todos os postos da carreira universitária, através de Concursos de Títulos e Provas, respectivamente: Doutorado, Livre-Docência e Professor Titular – FMRP-USP na Área de Ortopedia e Traumatologia, onde militou em regime de dedicação integral ao ensino, pesquisa e prestação de serviços até .sua aposentadoria. Responsável por diversos cursos de Pós-Graduação e de Bio-Engenharia na área de Ortopedia e de Reabilitação do Aparelho Locomotor. Professor Visitante nos Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha e Portugal. Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e membro Fundador da Academia Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Cadeira nº 14.
Atividades Literárias: Como escritor e poeta, foi admitido como Membro da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto – ALARP, da qual foi Presidente no biênio 2003/2004. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras - ARL, da qual foi Presidente, no Biênio 2010/2011; é membro fundador da Academia de Ciências de Ribeirão Preto criada em 1.999. Durante sua gestão como Presidente da ARL, visando assegurar a continuidade dos trabalhos lançados, estabeleceu profícuas parcerias culturais, mediante os seguintes programas: Projeto Arca Cultural, iniciado na E. E. Otoniel Mota no ano de 2010, o qual consiste em acervo de livros e publicações literárias dos autores locais, disponibilizados aos frequentadores para leitura e consultas no Espaço Cultural Palace; Projeto Ribeirão Cultural – Poesia na Vida e Para a Vida, patrocinado pela Reitoria da USP; Encontros Culturais – Ciclo de Palestras com participação de convidados com frequência mensal realizados na E.E. Otoniel Mota; graças a colaboração estabelecida com o Espaço Cultural Palace, foi possível nele alojar a Biblioteca da ARL e sediar as reuniões administrativas e culturais dessa entidade, a partir de 2011. É idealizador e coordenador do Projeto Incubadora Cultural, em parceria com a E.E. Otoniel Mota, Faculdade de Filosofia e Letras, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ambas da USP, do qual resultaram publicações de 6 livros no período entre 2010 e 2020.
ANTECESSORES
Antecessor - José Bento Faria Ferraz
Nasceu em Pouso Alegre (MG) em 30 de outubro de 1912 e faleceu em São Paulo (SP) no dia 17 de março de 2005. Ocupou o cargo de secretário da FMRP-USP desde sua fundação em 1952 até sua transferência em 1969, para São Paulo, exercendo-o com excepcional dedicação e competência. No desempenho dessas funções, ajudou a implantar, com seu espírito empreendedor, a nova escola médica, marco importante na interiorização da cultura, na mente e no coração de toda sociedade ribeirão-pretana.
Leitor incansável, dono de uma sólida bagagem cultural, formou ao longo de sua vida, uma vasta biblioteca. Conviveu com outros autores, entre os quais o patrono da Cadeira nº 20, Mário de Andrade, de quem foi secretário particular no período de 1933 a 1945. Sabiamente pregou a articulação dos saberes, das Artes, das Ciências e as Humanidades, que deveriam ser igualmente atendidas na formação dos futuros universitários.
A obra “Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP: Criação e Impacto no Ensino Médico”, publicada pela Funpec, de sua autoria, revela as origens e conta a história da criação da Escola Médica erguida em Monte Alegre.