Acadêmico - Fábio José Gonçalves da Luz
Nascido em 15/06/1961 na cidade de Paulista, estado de Pernambuco é graduado em Medicina pela Faculdade De Medicina De Sorocaba Da Pontifícia Universidade Católica De São Paulo e também licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano.Pós graduado em Psiquiatria no Hospital Das Clínicas Da Faculdade De Medicina De Ribeirão Preto Da Universidade De São Paulo, ocupou diversos cargos de gestão, entre eles a diretoria financeira e a presidência da Associação Médica De Ribeirão Preto, a diretoria financeira da cooperativa de crédito Medcred, a diretoria financeira da ARL, a presidência da cooperativa de crédito Sicoob Medcred, Presidente do departamento de comunicações do Centro Cívico na Escola Estadual De Segundo Grau José Marques Da Cruz na Vila Formosa em São Paulo, Foi Diretor de imprensa do Centro Acadêmico Vital Brasil, da Faculdade de Medicina de Sorocaba. Foi membro da União Brasileira de Escritores, e do grupo de Médicos Escritores de Ribeirão Preto. Foi fundador e primeiro curador do Espaço Cultural da Unimed Ribeirão Preto. Chefe do serviço de Psiquiatria da Santa Casa de Ribeirão Preto, SP.
É acadêmico da ARL, desde 04 de novembro de 2005.
ANTECESSORES
Antecessor - Luiz Carlos Raya
Nascido em Rio Claro – SP, em 1934, foi médico, professor, escritor, articulista e dirigente de serviços públicos e de Entidades de classe; exerceu a medicina com dignidade, executou seu trabalho de executivo público com eficiência, exerceu o sacerdócio do ensino com sabedoria. De seu trabalho e do seu conhecimento, resultaram 34 trabalhos científicos publicados, 274 participações em congressos, jornadas e palestras ministradas; foi Secretário municipal da saúde em três gestões diferentes: de 1983 a 1988 e de 1994 a 1996 , e de 2001 a 2004. Foi Presidente desta Academia de 1984 a 1995. Destaco de seu trabalho como autor, os livros: ‘‘Da infância à adolescência’’ e ‘‘Educação, caminho para a liberdade’’. O homem, o ser humano, o humanista e líder, Raya nos deixou aos 69 anos, mas seu legado de ética, de dedicação e de competência, inspiram todos aqueles que tiveram a honra e a sorte de privar da sua companhia.Antecessor - Romualdo Monteiro de Barros
Nasceu em Santa Rosa de Viterbo, SP no dia 19 de setembro de 1900. Em 1908 iniciou o primário em escola pública, transferindo-se para Ribeirão Preto em 1912, onde permaneceu durante dois anos no internato do Colégio Furquim.Mudou-se para a capital do Estado e lá frequentou o Colégio Oswaldo Cruz. Matriculou-se na Escola Politécnica de São Paulo em 1917, onde cursou o primeiro e o segundo anos, e logo depois passou a dar aulas naquela cidade.
Em 1920 passou a residir no Rio de Janeiro (Capital na época) onde foi funcionário dos Correios e Telégrafos. Em 1921 voltou para Ribeirão Preto e trabalhou no Banco Francês e Italiano para o Brasil.
Em 1924 e 1925 residiu em São José do Rio Preto, SP, onde manteve a Escola Primária, Colégio São José.
Seguiu depois para Batatais, SP, lecionando no Colégio São José.
Nessa cidade contraiu núpcias com a sra. Dinorah Senna.
Em 1930 retornou a Ribeirão Preto, já como professor do Ginásio do Estado, assumindo a cadeira de Geografia, na qual permaneceu até 1944 e se efetivou por concurso. Nesse estabelecimento ficou até o ano de 1955 quando foi nomeado, por concurso, para o cargo de Diretor do Ginásio de Jardinópolis, que dirigiu durante nove anos, removendo-se em seguida para Igarapava e, posteriormente, para Ituverava, onde se aposentou em 1961, quando retornou para Ribeirão Preto.
Participou do Rotary Clube Norte e da Sociedade São Vicente de Paula.
Foi eleito para a ARL no ano de 1949.
Na década de 1960 lecionou matemática no Instituto Educacional Otoniel Mota, hoje Escola Estadual Otoniel Mota, em Ribeirão Preto, SP, provavelmente como professor substituto (*).
Foi homenageado, tendo sido o seu nome dado à Escola Estadual Prof. Romualdo Monteiro de Barros, localizada na Vila Mariana, e que nos forneceu a foto e alguns desses dados, exceto a anotação (*), incluída por informação do Acadêmico Cezar A.S. Batista – Cadeira nº 29, que foi seu aluno no “Otoniel Mota” nos anos de 1963/1964.
Em 1972 publicou o livro “Vésperas – Orações da Tarde”.
Faleceu no dia 25 de abril de 1980.
Segundo a Escola que leva o seu nome o óbito ocorreu no dia 17.12.1979, na sua residência à Rua Florêncio de Abreu nº 1056.