Titular – Cadeira 30

Acadêmica - Fernanda Castello Moço Ripamonte

      Brasileira, nasceu em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, aos 26 dias do mês de outubro de 1951, filha de Antonio da Costa Moço e Diva Castello Moço, casou-se em 9 de fevereiro de 1973 com Francisco José Ripamonte, brasileiro, advogado, tendo três filhas: Camila, Paula e Estela. Tem quatro netos.
      Advogada, Professora, escritora e poeta.
      Concluiu o Curso Ginasial na Escola Estadual Thomás Alberto Whatelly no ano de 1967 e ingressou no Instituto de Educação Otoniel Mota graduando-se em Magistério no ano de 1969.
      Bacharel em Direito colando grau no ano de 1974, no Centro de Ciências Humanas da UNAERP.
Curso de especialização em Direito Civil.
      Integrou durante o Curso de Direito a equipe de compilação de dados do Professor Valentin Carrion, quando da elaboração do Livro Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho - 1ª Edição - 1976.
      Foi Conselheira do CONPAC, CONSELHO DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO – CONPPAC/RP, onde representou a ALARP, durante o biênio 2003/2005.
      Integrou o Conselho Consultivo da Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto, tendo sido nomeada em 15 de março de 2004 e foi coordenadora do espaço acadêmico dos autores ribeirãopretanos da 1ª Feira Nacional do Livro.
      Presidente da UNEP – União das Entidades Sociais Beneficentes Particulares de Ribeirão Preto no período de 1996 a 2002.
      Foi advogada voluntária da Associação das Escolas de Dança de Ribeirão Preto de 1994 a 2000.
     Em 1996, para ampliação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Dr. Luiz Gaetani Presidente da Sociedade Lítero Musical de Ribeirão Preto, solicitou e, como voluntária, foi assessora jurídica da Sociedade Lítero Musical de Ribeirão Preto a Brasília - DF, levar documentos e diligenciar junto ao Ministério das Relações Exteriores para contratação dos músicos da Bulgária, Moldávia, Rússia e Ucrânia.
      Participou do 1º Encontro de Orientação Básica de Saúde às Entidades Filantrópicas organizado pela Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, em fevereiro de 1995.
      Eleita em Assembléia Geral de 31 de março de 1999, foi nomeada por ato do Governador do Estado de São Paulo para integrar o CONSEAS - CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - como representante da Sociedade Civil, pela 12ª Subseção da OAB de Ribeirão Preto, para o mandato integralmente cumprido de 1999 a 2002.
      Foi expositora do tema central da III Conferência Municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto, em outubro de 1999, quando ocupava no CONSEAS a Cadeira de Representante da Sociedade Civil pela Ordem dos Advogados do Brasil.
      Acadêmica Titular da ALARP - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE RIBEIRÃO PRETO - ocupando a cadeira de número 18 cujo patrono é o Jornalista e Professor Sebastião Fernandes Palma, tendo por paraninfa a Professora Julieta Fernanda Sousa Taranto. Foi eleita e ocupou o cargo de Secretária de 1996 a 2000 nas gestões dos presidentes Dr. Oscar Luiz de Moura Lacerda e Dr. Willie Alves Bueno. Na gestão subseqüente, sendo presidente Dr. Camilo André Mércio Xavier, integrou a Diretoria como Bibliotecária.
      Acadêmica Titular da ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS JURÍDICAS, sendo titular da cadeira nº 08 cujo patrono é o Doutor Othon Sidou, do Rio de Janeiro- RJ, ilustre Presidente da Academia Brasileira de Letras Jurídicas à época de sua posse.
      Acadêmica Titular da ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, titular da Cadeira nº 30, cujo patrono é o escritor João Guimarães Rosa.
      Proferiu palestra sobre o Trabalho Voluntário em Brasília, Distrito Federal na Câmara de Vereadores do Distrito Federal e na UNIUB para os alunos do Curso de Letras, como representante da UNEP - União das Entidades Sociais Particulares de Ribeirão Preto, durante a realização da Semana do “Proyecto Cultural Sur” em maio de 2001.
      Proferiu palestras sobre temas relacionados à opção profissional na Instituição Moura Lacerda, na Unaerp, na Escola Estadual José Martiniano da Silva, no Instituto de Educação Otoniel Mota e, sobre a História do Café em Ribeirão Preto, apresentando seu livro “Histórias do Professor Simões”, no COC.
      Professora das disciplinas de Ética e Redação Empresarial para Curso Técnico em Administração da Advance- Ribeirão Preto-SP em 2003/2004.
      Publicou em 1998 “Para não Esquecer...” – Relatos Biográficos- Riberset Gráfica e Editora Ltda.
      Editou e publicou em 1999 “Laços” – Poesias –Editora Legis Summa.
      Em 15 de junho de 2002 o lançou na Associação Odontológica de Ribeirão Preto da biografia do Professor Guilherme Simões Gomes: “HISTÓRIAS DO PROFESSOR SIMÕES”.
      É autora das legendas e informação histórica do livros “O PASSADO MANDA LEMBRANÇA I” lançado em 19 de junho de 2006 e que se encontra um exemplar no Baú na Câmara Municipal a ser aberto nos 200 anos de Ribeirão Preto. Também autora das legendas e informação histórica do livros “O PASSADO MANDA LEMBRANÇA” III, IV e V, Grupo Amigos da Fotografia - Gráfica Villimpress encontrando-se um exemplar do IV Volume na Cápsula do Tempo sob a Herma do Barão do Rio Branco na Praça Barão do Rio Branco que será aberta no dia 19 de junho de 2056, data que Ribeirão Preto vai completar 200 anos.
      Autora de “Francesco, História de um Imigrante Italiano”, em 2006, São Francisco Gráfica e Editora Ltda.
      Colaboradora com a edição de “Histórias da Minha Vida” de Benedito Antonio da Silva em 2012, Gráfica Mikami.
      Representou o Estado de São Paulo, selecionada com o texto “História de um Imigrante Italiano” na Antologia “Construtores de História 4” famílias italianas no Brasil – Editora&Livraria Frei Rovilio Ltda. 2016, lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre-RS, onde esteve autografando.
      Publicou artigos em jornais locais, “A Cidade”, “O Diário”, Suplemento Regional da Folha de São Paulo “Folha Nordeste” contribuindo com a discussão sobre a isenção da quota patronal da Previdência para as Entidades filantrópicas.
      Publicou artigos no Jornal “A Cidade” sobre as Entidades de Ribeirão Preto que receberam o Prêmio Bem Eficiente a saber: APAE, Liga das Senhoras Católicas, Casas de Betânia e Casa da Criança Santo Antonio.
      Participou dos eventos culturais da 12º Subsecção da OAB na exposição de artes plásticas e declamação de poesias em 2000 e 2001.
      Participou fundação da Academia Joaquinense de Letras – no município de São Joaquim da Barra em 1996.
      Uma das idealizadoras da Exposição de Artes do Palácio da Justiça de Ribeirão Preto, Justiçarte, que se realiza desde 1996 até a presente data, tendo sido inaugurada com Mostra de Arte da ALARP.
      Participação no I e II concurso 1999/2001, classificada e premiada no I Concurso de Contos e Poesias Flávio Henrique Lemos promovido pela Diretoria do Fórum de Ribeirão Preto.
      Integrou o corpo de jurados no I Concurso Literário de Crônica, Conto e Poesia promovido pelo Centro Médico de Ribeirão Preto em outubro de 1999.
      Recebeu o Diploma e a Medalha Comemorativa dos 125 anos da Câmara Municipal em 15 de fevereiro de 2000 mediante projeto do Vereador Sebastião Xavier, pelos serviços prestados às entidades filantrópicas de Ribeirão Preto.
 
 
 

ANTECESSORES

 
 
 

Antecessor - João Baptista Berardo

   Nasceu em Jardinópolis-SP, no dia 27/04/1927, e foi o filho mais velho do casal Orestes e Maria Berardo.
   Formou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo de São Francisco), em 1953.Um ano antes, havia ingressado na vida pública, tomando posse em seu primeiro mandato como vereador de Jardinópolis-SP. João, que nascera para ser político, dizia-se o “defensor do povo”, o que acabou demonstrando ao longo dos seus seis mandatos como vereador e um como vice-prefeito de Jardinópolis-SP.
   No Direito, atuou como Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de Jardinópolis-SP por dezenove anos e como Advogado. O seu conhecimento, associado à sua peculiar simplicidade, o fizeram muito respeitado por seus clientes e pelos profissionais da área.
   Leitor inveterado, leu os estimados 2.000 exemplares de sua biblioteca particular e vivia com jornais às mãos. A paixão pela leitura o levou à escrita.
   João Baptista publicou três livros: “Guerrilhas e Guerrilheiros no drama da América Latina” (1981), “O Político Cândido Torquato Portinari” (1981) e “Brasilino, O Que é Necessário Saber Sobre Um Dia na Vida do Brasilino” (1986).
   Em 20.02.1987, assumiu a cadeira de n.º 30 da Academia Ribeirãopretana de Letras - ARL, após convite do Dr. Luís Carlos Raya. O patrono da cadeira assumida por João Baptista é o escritor mineiro João Guimarães Rosa.
   João B. Berardo faleceu em 2002, deixando a esposa Dulcinéa e os filhos Helena, Ivan (i.m.), Anita (i.m.) e Elisa. Postumamente, foi publicada uma biografia sua, com o título “O Vôo do Guerreiro, João Baptista Berardo, uma vida dedicada a Jardinópolis e ao Brasil”, de autoria do jornalista (e amigo) Renato Silva.
   Em Jardinópolis-SP, João Baptista Berardo é o Patrono da Biblioteca Municipal (1983) e da Semana do Livro, Leitura e Biblioteca (2018)”.

Cortesia da Bibliotecária Talita Bueno Quirino, da Biblioteca Pública Municipal “Dr. João Baptista Berardo”
 
 

Antecessor - Vicente Teodoro de Sousa

   Nasceu em Orlândia, tomou posse na ARL em 28.12.1980 e faleceu em 11.04.1986. Foi professor e é o Patrono da Cadeira nº 39 da ALARP – Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto. Cedeu o seu nome à Escola Estadual Prof. Vicente T. de Souza, em Ribeirão Preto.