Titular – Cadeira 04

Acadêmico - Rui Flávio Chúfalo Guião


          Nascido em Ribeirão Preto, SP, em 23 de setembro de 1941. Fez estudos primários no Grupo Escolar Guimarães Jr. e ginasial e colégial no então Instituto de Educação Otoniel Mota. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da USP (Largo de São Francisco).
          Participou ativamente da vida universitária, sendo representante dos alunos no Corpo Docente da Faculdade por dois anos. Foi segundo Orador do Centro Acadêmico XI de Agosto.
          Retornando à nossa cidade, após breve prática forense e ensino de Direito, assumiu a administração das empresas da família, concentradas no Grupo Santa Emília, onde agora é Presidente do seu Conselho.
          Exerceu vários cargos na comunidade, sendo Presidente do Rotary Club de Ribeirão Preto; da ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto; da COHAB – RP; da ASSOBRAV – Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen; da ASSOAUDI – Associação Brasileira de Concessionários AUDI e da Sociedade Legião Brasileira. Foi Conselheiro da Fundação Biblioteca Altino Arantes.
          Desde cedo, publicava regularmente em periódicos estudantis e jornais de nossa cidade. Editou o livro Forte Gente, onde descreve suas famílias e a sua participação no desenvolvimento da cidade. Mantém coluna semanal na Tribuna Ribeirão com crônicas e trabalhos de prosa poética.
 
 

ANTECESSORES

 
 

Antecessora - Vera Regina Marçallo Gaetani


          Paranaense, mudou-se para nossa cidade, onde viveu intensamente sua vida de poetisa e voluntária em trabalhos sociais. Membro de várias entidades culturais, como ALARP – Academia de Letras e Artes de RP; Casa do Poeta e do Escritor de RP; Academia Feminina de Letras do Paraná; Centro Paranaense Feminino de Cultura de Curitiba e da UBE – União Brasileira de Escritores.
          Publicou vários livros, como Cantos, Contos e Crônicas; A Menininha Loira, com edição também em Braille; Mes Moments e Murmure, editados em francês juntamente com o poeta Claude Archimbaud. Várias obras avulsas foram traduzidas para o francês e italiano. Teve contos premiados por todo o Brasil.
          Na parte social, dedicou-se a várias entidades, notadamente a Casa do Vovô a qual dedicou grande parte de sua vida.
          Faleceu em nossa cidade em 01 de junho de 2020.
 
 

Antecessor - Miguel Perrone Cione


          O Prof. Miguel Perrone Cione nasceu em Cravinhos,no dia 6 de setembro de 1915 e faleceu em Ribeirão Preto em 24 de dezembro de 2006, aos 91 anos de idade. Era, por formação profissional, Farmacêutico-Bioquímico, pela Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP-RP, advogado pela Faculdade de Direito Laudo de Camargo e especialista em várias áreas da análise clínica. Manteve por longos anos o Laboratório de Análises Clínicas e Citologia Dr. Miguel Cione, em Ribeirão Preto.

          Sempre se interessou pela cultura, deixando imensa contribuição às letras de nossa cidade, com várias obras publicadas, dentre elas Ouropel, Sombras Aladas, Espiral de Rimas, Contos Esparsos, Sol e Nuvens, Flores da Jornada, além publicações científicas. Jornalista, por mais de 50 anos manteve colunas nos jornais locais A Cidade, A Tarde ,Diário de Notícias, além de escrever para outros periódicos do país.

          Além de membro de nossa Academia Ribeirãopretana de Letras, participava da União Brasileira de Escritores, União Brasileira de Trovadores, Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, da Academia Internacional de Letras Três Fronteiras, do Centro Cultural Literário e Artístico de Felgueiras, Portugal e da The International Academy of Letters of England.
 
 

Antecessor - Benedicto de Siqueira Abreu


          Foi um dos fundadores da Academia Ribeirãopretana de Letras, nasceu em Santa Branca, SP, em 28 de março de 1890. Antes de se mudar para Ribeirão Preto, foi Diretor do Grupo Escolar de Brodowski.

          Aqui, ajudou na fundação do Colégio Auxiliadora e, por vários anos, lecionou Português, Inglês e Francês no Colégio Brasil.

Poeta, editou dois livros de poesia e era também pintor.

          Ingressou na ARL em 03 de outubro de 1947 onde permaneceu até seu falecimento em 29 de maio de 1975.

          A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto homenageou-o dando seu nome a uma rua do bairro da Ribeirânea.