Acadêmico - Maria Conceição Alves de Lima
Filha de José Demézio Alves e Maria Augusta Alves, Maria Conceição Alves de Lima nasceu num oito de dezembro em Alpinópolis, Minas Gerais. Mãe de Carla Andrea, Pollyanna Lavínia e Renzo Patrick, Conceição Lima é também avó de Rafael, Felipe, Larissa, Mariana, Érick e Lívia Maria.Graduada em Pedagogia e Letras pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), atual Universidade Estadual de Minas Gerais, Especialista em Planejamento e Didática do Ensino Superior pela FESP, Especialista em Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Letras pela UNESP de Assis e Pós-doutora em Linguística (linguagem no meio digital) pela UNICAMP, Conceição Lima militou grande parte da vida no setor educacional como docente, pesquisadora e gestora da área de línguas, literatura e educação, atuando desde o ensino básico até a educação superior na atual Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e arrematando sua carreira na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Trabalhou também na Eletrobrás – Furnas, onde começou chefiando a secretaria administrativa da Usina de Furnas e, posteriormente, exerceu a coordenação pedagógica do Centro de Treinamento da empresa, bem como a assessoria técnico-administrativa da Superintendência de Operação de Furnas.
Em abril de 2011, afastou-se do trabalho formal por aposentadoria e, em 2014, passou a residir em Ribeirão Preto – SP, onde tem se dedicado, prioritariamente, à missão de escritora. Premiada em alguns certames literários, atualmente é membro eleito da Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL), cadeira nº 32, patrona Cecília Meireles, membro fundador da Academia Feminina Sul-Mineira de Letras (AFESMIL), cadeira nº 32, patrona Janete Clair e associada da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto (CPERP).
Articulista, ensaísta, cronista, romancista, contista e poeta, Conceição Lima já produziu até o momento 26 obras acadêmicas, ficcionais ou poéticas, sendo doze livros solo, três coautorias e onze coletâneas, além de inúmeros artigos científicos e ficcionais, ensaios, crônicas e poemas impressos e online, publicados em revistas e jornais do país, bem como nas redes sociais da Internet.
Conferencista e palestrante, presencial e virtualmente, ela tem levado sua fala a inúmeras plateias, abordando basicamente os temas ligados à linguagem, à literatura e à educação, especialmente aquelas exercidas no meio digital.
Amante das artes em geral, Conceição Lima já se dedicou à pintura e hoje em dia está focada na música, tendo participado do Coral Zíper na Boca da UNICAMP, do Coral da Academia Filosófica Cristã de Ribeirão Preto, do Coral Pop Minaz; atualmente faz parte do Coral Feminino Zênite da USP- Ribeirão. Nos três últimos anos, tem-se dedicado também a compor peças musicais para piano e coral.
Seu CURRÍCULO LATTES pode ser consultado no Link: PLATAFORMA LATTES DO CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA (CNPq),
Ribeirão Preto, 05 de junho de 2022
ANTECESSORES
Antecessor - Wilson Strini Salgado
Nasceu em Sorocaba no dia 14/12/1928, filho de Antônio Salgado e Clotilde Tatangelo. Foi casado com Marli Inês Strini Salgado, sendo que, dessa união, nasceu-lhes o filho Wilson Salgado Junior.Além de escritor, foi professor, filósofo e advogado, tendo publicado as seguintes obras: O CONTADOR DE OUTRORAS – 2000; A DANÇA DAS HORAS – 2001; A MONTANHA DOURADA – 2004; NAS TRILHAS DO TEMPO – 2016.
Ingressou na Academia Ribeirãopretana de Letras em 06/11/2002.
Faleceu em Ribeirão Preto (SP), em 17/01/2021.
Antecessor - João Caetano de Menezes
Nasceu em Igarapava (SP), no ano de 1919, vindo com a família a residir em Ribeirão Preto no final da década de 1970.Advogado, era também escritor e jornalista, publicando diariamente no jornal ribeirão-pretano A CIDADE.
Além da ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, pertencia também à ORDEM DOS VELHOS JORNALISTAS e à ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS JURÍDICAS.
Faleceu em 01 de abril de 2002.